terça-feira, 17 de março de 2009

Dia Mundial...das bogas!

Ora viva!!

Aqui estou eu, para fazer mais um relato a quem me lê.

Domingo, 15 de Março, lá combinámos uma saída pelos mares de Sines a bordo do "Xarrama", eu o meu pai, o Sr. Besugo e o David (mais conhecido por Pira).

As previsões do Windguru, apontavam para um dia calmo, mar caído e com uma aragem fraca, (o que acabou por não se verificar mas enfim!).
Tínhamos como destino, os "mares do norte" para tentar os Besugos, mas como o mar não estava como se previa, acabámos por ficar lá para Sul, O Sr. Besugo e o Pira, "Virgens" nestas andanças de água salgada, temiam o enjôo, mas felizmente tudo correu pela melhor e lá tiraram a alternativa!

Bem, 7h da manhã, Pescas arranjadas como manda a lei e lá saímos para tentar o primeiro pesqueiro alí perto do molhe Partido, num pontão perto dos 50 metros, que já nos deu bons resultados.

Pescas para baixo, roubo de iscas, pescas para cima. O normal, nada de especial, apenas algumas sarguetas e um polvo, capturado pelo Pira. Levantámos Ferro e mudámos de pesqueiro rumando ao molho sul onde ficávamos mais abrigados das vagas desconfortáveis e incertas que se faziam sentir.

No segundo Pesqueiro já começaram, a sair umas Chopas Azuis com umas sarguetas boas á mistura, de realçar a intensidade com que o Pira as sacava lá de baixo ("estava mesmo de malha larga")lol. As chopas, começaram a sair do pesqueiro e as bogas começaram a subir umas a seguir às outras, entraram no pesqueiro em cardume de tal maneira, que não deixavam o outro peixe comer!

As gaivotas íam agradecendo tal banquete e enchendo o papo á farta!

Começou a ficar mesmo "impescável" para eles, (isto porque eu estava só a tentar o peixe graúdo, com iscadas grandes de caranguejo e sardinha), que tivemos mesmo que mudar de pesqueiro!

Fomos lá mais para fora, escolho o pesqueiro, cascalho com areia perto de uma rocha, perto dos 60 metros.
Pescas para baixo e começaram os iscos a ser roubados, eram elas...quem??! As bogas... Outra vez não! Estavam por todo o lado. Por lá ficámos um tempinho e lá subia umas sarguetas (poucas) entremeadas com as malditas bogas.

O sol ía teimando em esconder-se e as bogas não se acalmavam.

Mudámos pela última vez de pesqueiro, ainda tínhamos uma hora de pesca, e assim que fundeámos, começam a sair logo uns Pargos e uns sargos em bom ritmo, mas com as malditas bogas á mistura. Foi alí uma "horinha á Benfica" que ainda deu para compôr a cesta do que se desejava.

O Sr. Besugo comportou-se á altura e saca um Sargo com perto de 2 kgs.

Aqui fica a Chapa da Pesca feita no último pesqueiro:

Photobucket

Vou contando por aqui qualquer coisa.
Até Breve
Cumprimentos, Daniel Rodrigues.

3 comentários:

Ernesto Lima disse...

Viva Daniel!

É a minha vez de dizer que vi a pesca!

A isso se chama estar no local certo, à hora certa, com iscas e tudo a rolar a preceito!

Os meus parabéns!

Abraço

Ernesto

Daniel Rodrigues disse...

Boas amigo Ernesto.

Grande parte deste peixe, é seu, ou graças a si. lol

É por estes lados dos blogs (principalmente do seu), que se vai aprendendo umas coisinhas.

Mas ainda não foi desta, que veio o maiorzito, vou tentando!!
Devo lá voltar no Fim-de-semana, mas parece que as condições apontadas pelo windguru, não são as melhores.

há que esperar...

Grande Abraço
Daniel

Alexandre Nunes disse...

Boa Pescaria, um abraço para vocês todos e um dia destes temos que combinar uma pescaria ao achigãs. Vamos no meu barco, (tem uma boa geleira cabem lá umas quantas bejecas, sempre bem fresquinhas).

Um abraço e continua pois os blogues servem para isto mesmo, para partilharmos os nossos momentos de boas e menos boas pescarias.

Pesquem muito, Alexandre Nunes.